O fabuloso destino de Amélie Poulain

O fabuloso destino de Amélie Poulain (França, 2001), é um peculiar filme que narra de maneira peculiar a história de sua peculiar protagonista, Amélie Poulain. A ênfase na sua peculiaridade é porque se trata de um filme que possui um formato diferente dos que vemos em cartaz nos cinemas, mas que não chega a ser monótono. É curioso até na forma de apresentar seus personagens. O primordial na apresentação de cada um é ressaltar os gostos curiosos de cada um e as manias que carregam. Tal postura me lembra até a forma que o autor Antoine de Saint-Exupéry em seu livro O pequeno Principe sugeriu que seria ideal para descrever as pessoas e coisas. Além disso, a narração chega a ser um tanto semelhante às narrativas de documentários sobre comportamento dos animais em seu meio natural. Mas não se assuste com isso, pois com seu jeito curioso o filme passa lições valiosas quando se trata de relações humanas. Chega a ser um tanto didático.

Amélie foi uma criança que, devido a problemas de saúde detectados equivocadamente por seu pai médico, cresce longe do convívio das demais e encontra em sua imaginação um conforto para seu isolamento.
Já adulta, Amélie vive uma vida comum de uma parisiense solitária até que encontra uma relíquia escondida em seu apartamento e passa a procurar o dono do achado para o devolver. Nessa busca, Amélie muda completamente a sua forma de ver o mundo e de se relacionar com as outras pessoas.
Um dos astros da história é o anão de jardim de seu pai, que acaba tendo papel fundamental no fim da monótonia que havia na vida dele.
O filme é uma fábula contemporânea, que se utiliza de um tipo de "realismo fantástico" para abordar algumas relações e comportamentos comuns aos parisienses, mas que poderiam se passar em qualquer parte do mundo.
Mas não irei adiantar mas nada sobre o enredo pois alguns dos ingredientes atraentes do filme são a surpresa e a curiosidade em torno das ações de Amélie Poulain e dos outros personagens.
É um romance curioso e também divertido que passa ao expectodor de forma simples várias lições vida, principalmente quando se refere ao outro.











Nenhum comentário: