Vamos a la playa?

Ir à praia, hoje um dos lazeres favoritos do brasileiro, já teve significados bastante diferentes. O que atribuímos a ela hoje foi construído ao longo do Século XX. No XIX o banho de praia era recomendado por possuir propriedades terapêuticas. As modas também mudaram muito e todas estavam relacionadas às concepções que se tinha do corpo, tanto feminino como masculino. Cada uma se modificou lentamente, geração após geração.
Praia Grande, 1920 , foto retirado do blog: http://wilmarx.blogspot.com.br
 A imagem de 1920 mostra um grupo aproveitando a praia, muito bem vestido. Devia ser bastante incômodo nadar com essas roupas largas, se é que eles entravam na Água. Roupas muito bem comportadas, com bastante preocupação para não mostrar os contornos do corpo. As toucas de banho das mulheres mostravam que elas se preocupavam bastante com os trajes bem padronizados.

Praia Grande, 1945, foto do blog: http://wilmarx.blogspot.com.br
 Em 1945, os trajes de banho, mostravam mais o corpo e as curvas femininas. O padrão de beleza feminino nas praias começava a se impor. O binômio praia e corpo feminino já estava estabelecido. 
Praia de Copacabana, 1947. Foto do Blog: http://www.ibamendes.com
Na imagem acima, vemos o que o desenho do biquíni ganhando espaço. O Corpo já mais exibido, mas observando os demais banhista na foto, vemos que nesta época usar essas duas peças de roupa era algo para mulheres ousadas.
Ipanema, 1971.

Praia e ousadia feminina foram duas parceiras bastante presentes ao longo do século XX, até a consagração dos modelos atuais de biquíni.
Nos anos 70, Leila Diniz chocou a sociedade por exibir sua barriga de grávida na praia usando apenas seu biquíni. Mostrar o corpo de grávida hoje é algo comum e natural, nesse tempo era algo inadmissível. As mulheres grávidas tinham que usar maiô. 
Hoje exibir o corpo da mulher usando biquíni é algo natural. Algumas tentam eliminar a parte de cima, mas por enquanto não é bem aceito, apesar de uma ou outra mulher faça o conhecido topless.
Mas atualmente, com o advento das câmeras digitais em celulares e das selfies, o grande astro é o pé. Fotografá-lo na praia dá status de quem está de folga, curtindo o lazer invejado por muitos: Ir à praia. Vamos?



Nenhum comentário: