Só Jesus expulsa no Rio de Janeiro

Imagem pega na internet.

Na região metropolitana do Rio de Janeiro é comum encontrarmos escrito pelos muros e marquises esta frase. As reações que ela causa nas pessoas são diversas. Alguns acham engraçada, outros se indignam, outros não compreendem o que a pessoa que pinta isto na cidade tem a dizer. Alguns logo culpam os evangélicos e dizem: ah esses evangélicos fanáticos com suas ladainhas. Alguns evangélicos questionam dizendo: isso em nada mostra o que Cristo veio mostrar ao mundo e aos homens.
Hoje tentarei entender o que essa pessoa tanto quer dizer as outras pessoas. Imaginem o trabalho que dá para rodar a cidade escrevendo isto em todas as paredes e lugares. De alguma forma essa pessoa acha que pintar tal mensagem pode vir a ajudar a alguém, pelo menos é o que eu presumo. Para entender esta atitude vou tentar resgatar o que cada personagem da frase simboliza. Ambos fazem parte do legado da bíblia cristã. Jesus Cristo representa o amor. Jesus quando na terra, percorria caminhos onde haviam pessoas necessitadas, desesperadas pelas doenças, perseguidas pela hipocrisia social, e trazia a estas paz e restituía a esperança pela fé, pregava o arrependimento dos erros, e também mostrava a necessidade do perdão. Perdão que beneficiaria a ambos os envolvidos. A fé que seria elemento capaz de curar. Pregava também o respeito mútuo: ama teu próximo como a si mesmo, dizia ele. Também restituía o valor do trabalho. Bom estas foram algumas coisas que percebi nos livros da bíblia que narram a sua trajetória.
Os demônios, na bíblia, nos breves momentos em que foram relatados, significavam a confusão no sentido de perturbação da alma e dos outros. O mal sem explicação, sem justificativa. Aquele mal que faz o homem acreditar que é dono e único governador de toda a terra. (vide a passagem que fala da tentação de Jesus). Outro trecho que fala deste personagem é após a traição de Judas, que o entrega em troco de algumas moedas de ouro.
Depois da "morte" de Jesus, criou-se a religião Cristã, que foi institucionalizada e que passou na mão de muitos homens, principalmente quando passou a representar poder. Em algumas épocas, inclusive, a instituição foi contraditória as mensagens que Cristo passou, e posteriormente passou inclusive a inverter os valores que cada personagem representava.
Enfim, num tempo em que a violência cresce no Rio de Janeiro, um doido escreve a frase da imagem nas ruas. Presumo eu, que ele acha que todo o mal sem sentido, a ganância, a mentira que fere, a traição, a violência poder, a violência dinheiro, o ódio sem sentido, o medo do mal, possam ser sanados com a fé no bem, com o amor ao próximo, com o arrependimento, daqueles que fazem o mal à toa, que estimulam o confronto, e daquele que se vê rodeado pelo mal, sem esperança, cansados de tanta dor. O cara que escreve estas frase sempre opõe Cristo a figuras e símbolos que causam medos às pessoas. Simplificando tudo em algumas palavras, creio que o ele tanto queria dizer é que amor e fé, confortam as pessoas cansadas do mal, do medo e do sofrimento.
Creio eu que seja isso. Mas me pergunto, se for isso o que quis dizer esta é a melhor forma? Realmente não sei. A única coisa que sei é que a frase está em toda a cidade, é impossível não ver. Mas será que faz mal a alguém? Não sei. Geralmente ao lado desta frase há outras como "trago a pessoa amada em três dias", ou "supletivo de ensino fundamental e médio sem exames".
São apenas as escritas do caos urbanos. Geralmente se olha mais o outdoor de pessoas sorridentes e felizes apresentando um novo produto que você não pode viver sem, e que restituirá a sua felicidade. Os outdoors sim são unânimes...

Nenhum comentário: